Skip to content

Vai um conto aÍ? Dicas de leitura

Written by

Roberto Cassano

Em setembro, comecei a ler vários romances, tentando engatar leituras em paralelo. Conclusão? Tenho uns cinco livros iniciados e não fechei nenhum. Em compensação, trago três coleções de contos que valem cada segundo dedicado a elas.

Quarentano II, Roque Valente

Segundo volume da coleção de contos de Roque Valente, Quarentano II traz um contista de texto afiado, que aponta para direções diversas, incluindo ficção científica. Os textos são curtos, precisos. Roque escreve bem pra caramba. Vou destacar aqui alguns dos contos, como Medo, que segue um motorista de Uber e os efeitos do nosso pavor uns dos outros. Me lembrou outra ótima história de motoristas de aplicativo, Seis estrelas, de Thiago Ambrósio Lage, publicado ano passado na Escambanáutica. Por quê é uma história apocalíptica, assim como Ninguém em casa. Esta é outra preciosidade gratuita para assinantes Kindle Unlimited.

Escambanáutica (set/2023), vários autores

Nesta primeira edição da revista Escambanáutica do ano, são três contos incríveis: Cigarro plástico viagra, que intercala diferentes gêneros textuais para narrar a rotina de uma cuidadora de idosos, Silva, I, sobre lavagem cerebral, e o meu favorito, Trabalho noturno, sobre um porteiro que busca ajuda para não cochilar no serviço. Esse é realmente bom demais.

Microcosmos, Maikel Rosa

100 universos, alguns explodindo, outros explodindo sua cabeça ou retratando situações inquietantes. Nesta coleção de microcontos de Maikel Rosa, temos histórias curtíssimas. Algumas estruturadas como minúsculos contos, outras como argumentos para história que um dia (quem sabe?) virarão algo maior. São como guardanapos de bar em que anotamos rapidamente ideias que surgem como um flash entre um chope e outro. Demonstram quão rico é o cosmos da ficção científica. O livro Microcosmos é gratuito no Kindle Unlimited.

Previous article

Frases marcantes da ficção científica

Next article

Os literais

Read the discussion