Skip to content

Frases marcantes da ficção científica

Written by

Roberto Cassano

Continuando a série de referências a clássicos da SciFi, que tal lembrarmos algumas frases marcantes dos filmes e livros do gênero. Trago aqui uma pequena seleção, que mescla blockbusters e outras falas mais obscuras mas que moram em meu coração. Sua lista seria muito diferente?

“Eu sei.”

Han Solo, O Império Contra-Ataca
Essa é de arrepiar e foi de improviso. Quando estava para ser congelado em carbono, Han Solo ouve uma apaixonada declaração de Leia. A resposta foi a mais hansólica possível. 10/10

“Todos esses momentos ficarão perdidos no tempo, como lágrimas na chuva.”

Roy Batty, Blade Runner

O improsivo é a mãe das melhores falas. Baixou um Shakespeare em Rutger Hauer na cena final de Blade Runner. Nela, vemos um androide, um replicante, chorando junto com o mundo escuro e triste que chorava/chovia sobre ele. E você sai se questionando sobre o que é ser humano.

“Estou com medo, Dave.”

Hal 9000, 2001 Uma Odisseia no Espaço

Outra máquina em momentos humanos. Depois de fazer caquinha em série, Hal 9000 manifesta sentimentos humanos: medo e aquele frio da espinha quando cai a ficha de que você fez uma besteira grande e sofrerá as consequências.

“Não quero soar arrogante, mas sou o melhor botânico do planeta.”

Mark Watney, Perdido em Marte

Não lembro se essa frase entrou no filme, mas é uma de minhas preferidas do excelente livro do Andy Weir. Demonstra o sarcasmo que é, junto com o poder da gambiarra, responsável pelo astronauta se manter vivo e são durante vários meses sozinho em Marte.

“Não ter moral pra reclamar nunca impediu ninguém de reclamar, e era isso que eu iria fazer.”

HP, IVUC – A Iniciativa C’ach’atcha

Vocês vão gostar de conhecer HP. É gente como a gente. Devora ficção científica e já achava complexo demais lidar com trabalhos escolares, jobs como programador freelancer em home office e navegar pelos mares de relacionamentos frustrados. A missão de viajar pela galáxia para salvar a Terra de um monstro devorador de planetas teria sido impossível se ele também não contasse com o poder do sarcasmo, da gambiarra e de horas e horas lendo e vendo SciFi. Vem, dê uma chance para essa história.

Previous article

Que tal um papel de parede IVUC?

Next article

Vai um conto aÍ? Dicas de leitura