Skip to content

Obituário – João Misk, empreendedor

Written by

Roberto Cassano
Rio de São Paulo, capital da União de Cidades-Empresa

Morreu ontem em Rio de São Paulo, aos 132 anos, o controverso empresário João Misk. Nascido na então cidade de São Paulo, João iniciou sua carreira como empreendedor muito cedo, quando assumiu o controle da empresa de navegação da família. Aos 25, aproveitou o período de dissolução do país para transformar seus sete transatlânticos em cidades-estado livres de impostos, que foram alugados a políticos exilados dos antigos estados e a teocracias do Oriente Médio.

Com a renda dos navios-Estado, fundou a FuckPandas, rede de fabricação e venda de itens descartáveis de plástico. Como a oferta desse tipo de produto já vinha caindo desde o começo do século XXI, João encontrou um público ávido pela comodidade e apelo vintage de itens de uso único, como pratos, talheres e copos. Alvo de inúmeros processos judiciais, Misk ficou célebre ao revelar que mais da metade da receita da empresa era destinada a advogados e lobbies para garantir acesso de seus produtos e lojas FuckPandas aos novos Estados-Empresa, sobretudo na rica Rio de São Paulo.

Vinte anos depois, sofreu forte revés ao ser condenado na Corte Internacional dos Estados-Empresa da América (CIEEA) por envolvimento direto da FuckPandas na extinção total de algumas espécies comuns no continente até o século XXI, como botos (um mamífero em forma de peixe), tartarugas-marinhas (répteis similares a drones-aspiradores) e alguns primatas. Condenado à prisão e reprogramação cerebral, exilou-se em um antigo porta-aviões que havia ganho em uma partida de pôquer (uma de suas paixões, além de comprar times de futebol), de onde declarou guerra a dois de seus antigos navios-Estado, reconquistando-os.

Unindo as três embarcações, e já intitulado Imperador Misk I, foi importante voz de oposição aos governos de Estados-Empresa locais. Com a aquisição de todos os satélites de comunicação que atendem a área, iniciou longo processo de melhoria de imagem corporativa, aproveitando para empreender no setor de Educação Virtual.

Suas escolas e universidades ajudaram a formar toda uma geração de empreendedores com altos padrões de produtividade e competitividade. Quinze anos depois, foi eleito em primeiro turno Presidente da União de Cidades-Empresa, retornando para a nova capital de Rio de São Paulo, onde abriu licitação para construção do novo ponto turístico da Praia de Santa Teresa, a estátua de 150 metros de altura de si próprio, erguida ao longo de 5 anos de seu primeiro mandato pela empresa de seu filho, João Misk Jr., que venceu a licitação.

A mente e as memórias de João Misk foram transferidas para o Eternoverso, de onde pretende seguir atuando como conselheiro espiritual da União e de suas empresas. Seu corpo será enviado para o Sol na próxima semana a partir de um foguete de passageiros da rota Terra-Marte, como parte da nova campanha publicitária de uma marca de sabão em pó.

João Misk Jr., que assume como Presidente-Imperador da União de Cidades-Estado, decretou luto oficial de 7 dias.

Previous article

Trans-Europe Express

Next article

Obituário - Maria Rosetta, pesquisadora

Join the discussion

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.