Skip to content

Referências em IVUC: Mo i Rana

Written by

Roberto Cassano

Muitas vezes, a ficção é construída a partir de coisas reais. Em IVUC – A Iniciativa C’ach’atcha, dois gringos contratam o protagonista, um programador suburbano brasileiro, para escrever os códigos para um esquema com criptomoedas. Esses golpistas montam base em um hotel numa cidade chamada Mo i Rana, no norte da Noruega.

Muitos leitores poderiam achar forçação de barra que um hotel em Mo i Rana tivesse cabeças de alce empalhadas. Mas um hotel como o descrito não só existe como já me hospedei nele.

Na primeira foto (📷: Felipe Varanda), aquele picolé de preto sou eu, numa viagem em 2005.

Roberto Cassano passando frio, de sobretudo e guarda-chuva pretos, no meio da neve com uma construção ao fundo.

O agitado centro da cidade sob o sol torrando das três da tarde em novembro.

Na terceira, a aconchegante decoração do hotel com rifles e cabeças empalhadas. Pelo que vi em fotos recentes do estabelecimento, esses itens sumiram em uma reforma e modernização feita posteriormente.

Interior de um hall de hotel, com uma escadaria à direita, uma parede enfeitada com rifles à esquerda e duas cabeças de alces empalhadas nas paredes.

Agora, pra ver Paul e Eric por ali e saber o que eles estavam tramando nesse lugar frio e fofo, só lendo o livro. Tá na Amazon, baratinho e de graça pra quem tem o Kindle Unlimited.


P.S. Minha estadia no hotel foi excelente e recomendo a quem visitar a pequena Mo i Rana, que fica no Círculo Polar Ártico. Foi uma experiência incrível e espero que essa singela referência renda muitos hóspedes ao estabelecimento (sem novos animais empalhados, por gentileza).

Previous article

IVUC – A Iniciativa C’ach’atcha

Next article

Leituras de agosto (ou quase)