Skip to content

Pão de Ontem

Written by

Roberto Cassano

Futuro com gostinho de passado

O atendente da padaria iluminou o rosto quadrado com um sorriso forçado, indicando sua mentirosa satisfação em seguir atendendo aos caprichos daquela cliente irritante. Era a terceira vez que a mulher pedia para voltar com sua baguete para a impressora.

— Um pouco mais queimadinha, por favor.

Eu era o terceiro de uma fila que já demonstrava sinais de impaciência. Não os culpo. O processo é bem simples e qualquer pessoa que viveu nesse planeta nos últimos 50 anos sabe como se compra pão. Você olha para o vidro do balcão onde estão projetados todos os tipos disponíveis e fixa o olhar no que você deseja. Depois, é só olhar para o grau de cozimento desejado, do mais branquinho ao tostado. Daí é aguardar o androide tirar o pão quentinho da impressora. Não era pra ser tão complicado. Se fosse para ter tanta dor-de-cabeça, teríamos impresso o pão em casa mesmo, como fazemos com quase todos os itens de consumo diário.

Um “plim” avisou que a fornada da cliente chata estava pronta. O androide retirou a baguete, colocou em uma sacola biodegradável e a entregou à chatonilda, que saiu evitando cruzar o olhar com os fregueses irritados na fila.

O conto “Pão de Ontem” está disponível em formato Ebook na Amazon. Dá para ler no computador, tablet, celular ou no Kindle. Assinantes Kindle Unlimited podem ler de graça!

Esta história nos transporta para o subúrbio do Rio de Janeiro em um futuro quase utópico: renda mínima universal, realidade aumentada, implantes cibernéticos, máquinas de imprimir alimentos, trens de alta velocidade e, resistindo bravamente, democracia. Se muitas coisas podem ser novas e bem-vindas, outros elementos bastante conhecidos dos cariocas seguem infelizmente presentes. Será que a tecnologia, por mais avançada que seja, jamais nos livrará de certas cicatrizes em nosso tecido social?

O texto faz parte da série de ebooks 1ContoEPouco, que trazem uma história cada (às vezes com algum bônus) e custam 1 conto e pouco.

Previous article

Anticlímax

Next article

Controlvê - conto completo

Join the discussion

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.